Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 9 – SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA DE REGA

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO O abastecimento de água à exploração agrícola depende essencialmente da fonte …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

O abastecimento de água à exploração agrícola depende essencialmente da fonte de água e da pertença dessa fonte, podendo assim, ser individual ou coletivo..

Quando o abastecimento é individual, o agricultor poderá dispor da água e utilizá-la de acordo com os seus interesses, contudo, quando é coletivo, ele terá que se sujeitar a um conjunto de regras que estão dependentes da forma como o sistema de distribuição foi concebido e dimensionado.

Qualquer que seja o sistema de distribuição, ele é dimensionado segundo determinados critérios, essencialmente baseados no caudal, frequência, e duração com que a água é distribuída a cada unidade.

Estes critérios são baseados nos princípios da equidade, confiança e flexibilidade no acesso dos diversos utilizadores à água definindo o último a liberdade no acesso, que pode ser rigida, ou seja, de acordo com regras previamente estabelecidas e fixas durante toda a campanha de rega, ou totalmente flexível quando tem acesso à água sempre que quiser. à semelhança do que acontece nos sistemas de distribuição urbana.

Neste módulo analisar-se-ão os principais sistemas de distribuição de água à e na exploração agrícola, os princípios de dimensionamento associados a cada uma, bem como as estruturas de condução, segurança, proteção, distribuição e aplicação associados a cada um.

 

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer e perceber os princípios associados aos diferentes sistemas de distribuição de água à exploração agrícola.

Conhecer, perceber e manusear os princípios e critérios de acesso à água: caudal, frequência, e duração com que a água é distribuída a cada unidade.

Conhecer e manusear as metodologias de dimensionamento associadas às principais formas de distribuição da água à parcela a regar: em rotação, a pedido ou contínua.

Conhecer as estruturas e os equipamentos utilizados para a distribuição da água à exploração agrícola, ao nível da rede de distribuição, das estruturas para controlo da distribuição ou da aplicação, das estruturas de segurança, das bocas de rega, ou de outro equipamento

 

 

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days