Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 8 – ESTAÇÕES DE BOMBAGEM

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO As bombas são equipamentos que recebem energia mecânica, geralmente fornecida por …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

As bombas são equipamentos que recebem energia mecânica, geralmente fornecida por um equipamento motriz e transformam-na em energia hidráulica, sob a forma de energia potencial de pressão e cinética.

A escolha de uma bomba para rega passa antes de mais, por uma clara definição das necessidades e objectivos da infra-estrutura onde irá ser instalada.

No processo de dimensionamento de um sistema, consoante as soluções estudadas, poderão aplicar-se diferentes tipos de bombas, devendo cada uma delas ser a mais adequada a cada solução.

As diferentes soluções possíveis para um sistema devem ser comparadas de forma a encontrar o sistema mais rentável. Do mesmo modo, essa análise deverá também ser feita relativamente às bombas.

A melhor solução é aquela que, no seu conjunto, apresenta o menor custo do ciclo de vida da bomba, no espaço de tempo definido como horizonte do projecto.

É importante realçar que a análise da rentabilidade do sistema tem de considerar, para além do investimento inicial, o custo energético, custos de manutenção do equipamento e outros custos de exploração.

A opção pela solução mais rentável representa muitas vezes um valor de investimento inicial mais elevado do que o de outras soluções menos rentáveis na sua totalidade, mas irá implicar uma redução dos custos energéticos, ou de manutenção, de tal forma que, em muitos casos, ao fim de apenas um ano, se consegue amortizar essa diferença.

 

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer e manusear os diferentes tipos de bombas usados nas redes de rega em geral.

Conhecer e manusear os diferentes tipos de unidades motrizes usados para fazerem funcionar as bombas.

Conhecer e manusear as metodologias de dimensionamento, instalação e manutenção das bombas e equipamento anexo de forma a garantir que o seu trabalho corresponda ao pretendido com o menor consumo de energia.

Conhecer os critérios de seleção, instalação e manutenção dos grupos de bombagem.

Conhecer os critérios de conceção das estações elevatórias, nomeadamente tipos, equipamentos, tubagens, comando, programação, controlo e segurança.

Conhecer os critérios de regulação e proteção das estações elevatórias.

Conhecer as principais tipos de alimentação elétrica das estações elevatórias.

Conhecer, manusear e aprender a analisar os custos associados ao ciclo de vida de uma bomba, nomeadamente os de investimento e os variáveis, com espacial relevância os associados ao custo das diversas componentes da energia incluídas na fatura energética

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days