Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 7 – MEDIÇÃO DA ÁGUA DE REGA

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO A utilização racional da água, exige a sua medição, a qual …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

A utilização racional da água, exige a sua medição, a qual deve estar de acordo com as necessidades previamente estimadas, o que permitirá, em situação anómala, a correcção dos caudais lançados na rede, ou a detecção de qualquer fuga, e assim, diminuir as perdas de água, e consequentemente, aumentar a eficiência de distribuição e aplicação.

A evolução dos sistemas de rega e a necessidade de ajustar a distribuição/aplicação às necessidades em água das plantas exige a medição da água de rega como forma de ajudar a tomada de decisão por parte do utilizador tendentes a alcançar o melhor rendimento, com a máxima uniformidade e eficiência dos recursos hídricos e energéticos.

A medição da água de rega exige, em muitos casos, a estabilização do plano de água.

Esta estabilização implica a instalação de estruturas que façam essa regularização, de acordo com os sistemas de controlo previstos.

Simultaneamente, há necessidade de modernizar e tornar mais eficientes os sistemas de controlo existentes nas redes mais antigas, o que passa, cada vez mais, por diferentes níveis de automatização.

 

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer e manusear os diferentes tipos de medidores de água usados nas redes de rega em gravidade ou em pressão.

Conhecer e manusear as metodologias de dimensionamento, instalação e manutenção dos medidores, de forma a garantir que as medições correspondam à realidade com a margem de erro específica de cada tipo de medidor.

Conhecer os critérios de seleção, instalação e manutenção dos medidores.

Conhecer as normas de fabrico e as metodologias de ensaio de calibração dos medidores.

Atendendo a que os medidores utilizados em redes em superfície livre necessitam de garantia de estabilização do plano de água na zona em que estão instalados, pretende-se que o formando conheça o tipo de estruturas de controlo do plano de água mais comummente usadas.

Conhecer as principais metodologias de controlo do plano de água, suas vantagens e inconvenientes.

Conhecer as principais tendências de automatização dos sistemas de controlo do plano de água em redes de distribuição da água de rega.

 

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days