Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 23 – AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E O REGADIO

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO Quando se fala em clima fala-se sobre as condições média climáticas …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of admin
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

Quando se fala em clima fala-se sobre as condições média climáticas que ocorrem em períodos longos, normalmente da ordem dos 30 anos.

O clima da Terra tem mudado muitas vezes em resposta às causas naturais. O termo – alterações climáticas – refere-se normalmente às mudanças que ocorreram na terra desde o início do século XX.

O clima Global é afetado por fatores naturais e humanos. As causas naturais incluem interações entre o oceano e a atmosfera, mudanças na órbita da terra e erupções vulcânicas. A influencia humana manifesta-se no clima global através da libertação de gases de efeito estufa – dióxido de carbono e metano – para a atmosfera. Estes gases absorvem a energia que é irradiada a partir da superfície terrestre, aquecendo a atmosfera e aumentando a temperatura global.

Em 2007, o Painel Intergovernamental para as alterações climáticas (PIAC), concluiu que o aumento das temperaturas médias globais observado desde o meados do século XX é, em grande parte, devido ao aumento observado nas concentrações de gases de estufa antropogênico (artificiais).

As temperaturas subiram cerca de 0,74 ° c em média pelo globo de 1906 a 2005.

Neste Módulo, abordar-se-ão os aspetos relacionados com as alterações climáticas, nomeadamente as causas antropogénicas com provável influência nesta alteração, os principais indicadores-chave do clima, como são usados nos modelos de previsão das alterações climáticas, quais os principais impactes que são expectáveis no planeta, em geral, e na agricultura de regadio em particular e quais as principais adaptações que deverão ser realizada no sentido de mitigar os seus efeitos negativos.

 

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Perceber o que são as alterações climáticas, como se manifestam e como são previstas.

Conhecer a os principais impactes espectáveis na vida do planeta, em geral, e na agricultura de regadio, em particular.

Conhecer e perceber as principais adaptações a estudar e experimentar que permitam ajustar as culturas e as técnicas de regadio de forma a minimizar os impactes negativos das alterações climáticas na agricultura de regadio

TAKE THIS COURSE
  • FREE
  • 1 week, 3 days