Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 22 – ESTUDOS DE IMPACTE AMBIENTAL EM REGADIO

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO A importância das medidas de conservação e proteção ambiental tem vindo …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

A importância das medidas de conservação e proteção ambiental tem vindo a ser cada vez mais reconhecidas durante as últimas duas décadas.

Hoje em dia é geralmente aceite que as estratégias de desenvolvimento económico devem ser compatíveis com os objectivos ambientais, o que requer a incorporação das dimensões ambientais no processo de desenvolvimento.

É importante fazer escolhas e decisões que eventualmente irão promover desenvolvimento compreendendo as funções de meio ambiente.

Muitos dos solos atualmente usados em agricultura vão-se degradando devido a um inadequado planeamento, implementação e gestão.

Os recursos naturais, especialmente o solo e água, estão sendo seriamente afetados. Erosão do solo, desertificação, salinização e alagamento reduzem a produtividade e colocam em risco a sua sustentabilidade a longo prazo.

Para tentar corrigir, ou mesmo inverter esta situação os novos projetos exigem o conhecimento e a necessidade/capacidade de previsão, monitorização, medição e análise das implicações que as medidas a tomar têm nas alterações do meio ambiente em que serão executadas. Nestas condições, a avaliação do impacte ambiental que as mesmas provocarão, permitirá que efetuar um mais correto planejamento de uma forma integrada do uso de água e a terra que possam conduzir à obtenção de benefícios económicos mais elevados e a um uso sustentável dos recursos.

Neste Módulo, abordar-se-ão os aspetos relacionados com a avaliação dos impates ambientais provocados pela instalação dos regadios analisando as diversas fases porque passam estes estudos, nomeadamente a configuração dos estudos de impacte ambientais através da percepção dos principais impactes (positivos e negativos) gerados, bem como de algumas da medidas de mitigação que poderão ser usadas.

 

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer as principais implicações técnicas, económicas e sociais que a implantação de um regadio pode ter no ambiente.

Conhecer a principal legislação que regula este tipo de projetos e as obrigações a que os proponentes dos projetos estão sujeitos em função da dimensão e complexidade dos projetos de regadio.

Conhecer e perceber a configuração dos estudos de impacte ambiental que suportam a avaliação dos impactes gerados.

Gerar capacidades de perceção dos principais impactes negativos e positivos gerados pelos projetos.

Gerar capacidades para, a partir do conhecimentos dos impactes gerados poder tomar, aplicar e gerir medidas que minimizem esses mesmos impactes, de forma a que a execução do projecto consiga obter aos mais elevados benefícios económicos através do uso sustentável dos recursos.

 

 

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days