Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 21.2 – SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO 2 – RESERVATÓRIOS

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO Os reservatórios são utilizados na agricultura de regadio com a mesma …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

Os reservatórios são utilizados na agricultura de regadio com a mesma finalidade das barragens, nos locais em que a construção destas não é viável. Este tipo de reservatórios é muitas vezes conhecido como – CHARCA.

Nestas casos, e ao contrário das barragens, os reservatórios aproveitam essencialmente os escoamentos subsuperficiais a eles afluentes, razão pela qual, sendo um reservatório aberto escavado no terreno natural fora das linhas de água, o nível de água no seu interior flutua em função da altura do nível freático.

Em agricultura de regadio, para além da função de captação e armazenamento de água – charcas -, os reservatórios são ainda usados com diferentes funções, das quais se destacam: servir de volante de regularização, compensando as flutuações de consumo face à adução; constituir reservas de emergência para assegurar a distribuição em casos de interrupção voluntária ou acidental do sistema de montante; equilibrar as pressões na rede de distribuição, ou ainda regularizar o funcionamento das bombagens.

Em função do seu objetivo, a localização dos reservatórios poderá ser a mais variada, sendo, contudo, quando a sua função é a de regulrazação/compensação, serem instalados junto da rede de distribuição de água, podendo ficar na secção de montante, na extremidade da mesma, num ponto alto, ou junto das estações de bombagem.

Os reservatórios são muito usados na agricultura de regadio com as mais variadas formas, e feitos dos mais variados materiais sendo os mais comuns os feitos com solo, metálicos ou em betão.

Neste Módulo, analisar-se-ão os aspetos relacionados com a sua função e caraterísticas, bem como com os elementos definidores. Serão ainda abordados os aspetos de dimensionamento, contrução e controlo.

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer os parâmetros definidores e caraterísticas gerais dos reservatórios.

Conhecer e perceber os critérios de dimensionamento dos reservatórios.

Conhecer e perceber os critérios de construção e controlo dos níveis de água

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days