Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 18 – NORMALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE REGA

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO A normalização é uma actividade sem objectivos lucrativos, que surge da …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

A normalização é uma actividade sem objectivos lucrativos, que surge da necessidade da sociedade de intercâmbio de bens e serviços, assim como da cooperação nos campos científico, técnico, intelectual e económico.

É uma actividade pública e voluntária, coordenada através de Organismos de Normalização reconhecidos, nos quais participam todos os implicados no sector correspondente: fabricantes, utilizadores, administrações e investigadores, e mediante a qual as partes interessadas alcançam acordos voluntários, não contraditórios, que se escrevem em documentos técnicos chamados Normas, nas quais aparecem as características acordadas a cumprir por um produto, um sistema, ou um serviço.

As normas são a ferramenta fundamental para o desenvolvimento industrial e comercial de um país, já que servem como base para melhorar o projecto e fabricação dos produtos, a qualidade na gestão das empresas, a prestação de serviços, etc., e aumentam a competitividade nos mercados nacionais e internacionais. Também têm grande importância no trabalho de apoio aos consumidores e utilizadores, por servir de referência para se conhecer o nível de qualidade e segurança que se deve exigir aos produtos ou serviços que utilizam.

No campo da rega, as normas incidem essencialmente nos equipamentos e sistemas de rega propriamente ditos, contudo, estas normas estão relacionadas com inúmeras outras que respeitam aos materiais, constituintes, etc, dos equipamentos.

Apesar da utilidade reconhecida, existe um conjunto de circunstâncias que faz com que as normas disponíveis na área da rega não sejam conhecidas, ou sendo-o, não sejam directamente utilizadas, ou não sejam tidas em conta por um número significativo de agentes ligados ao sector da rega.

Neste Módulo, e a partir do conceito de Norma, e da informação com ela relacionada, serão analisados os conceitos e os mecanismos que levam ao apareceimento de uma Norma e as Normas existentes relacionadas diretamente com a rega. Abordar-se-à a utilidade e importância das Normas em todo o processo de implementação de um sistema de rega, com o objectivo de indicar o que é preciso ser conhecido, como forma de projectar, ajudar a escolher, a controlar, a gerir e a testar os diversos equipamentos e, ou sistemas de rega.

 

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer as Normas existentes e diretamente relacionadas com a rega.

Conhecer e perceber que as normas interessam a todos os que, de uma forma directa ou indireta, “utilizam” equipamentos, ou sistemas de rega.

Conhecer e perceber a importância que a aplicação das Normas sobre a rega pode ter para melhorar a forma de projectar, ajudar a escolher, a controlar, a gerir e a testar os diversos equipamentos e, ou sistemas de rega.

Conhecer e relacionar outras atividades relacionadas com a Normalização, nomeadamente a certificação, a acreditação e a homologação.

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days