Instructors
CAPÍTULO 17 – SALINIDADE DO SOLO E QUALIDADE DA ÁGUA DE REGA
CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO A salinidade do solo e a qualidade da água de rega …
CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO
A salinidade do solo e a qualidade da água de rega são dois problemas que afectam, hoje em dia, todos os países do mundo, com especial relevo os que se situam nas zonas áridas a semi-áridas
A salinidade dos solos está intimamente relacionada com as caraterísticas dos solos, mas pode ser potencialmente influenciada pelas condições climáticas, composição da água de rega, práticas culturais e getão da rega, entre outras.
Este fenómeno tem extrema acuidade nas zonas de clima mais árido, nas quais a evaporação e transpiração das plantas atingem valores bastante elevados, e raramente são acompanhados pela aplicação de água de boa ou razoável qualidade, em quantidade suficiente.
O controlo da salinidade situa-se como um dos principais objectivos da gestão da rega, tendo em vista, por um lado, permitir manter a água no solo a um potencial que favoreça o desenvolvimento cultural, e como tal, a obtenção de produções elevadas, por outro, garantir que a qualidade da água de drenagem proveniente das áreas regadas se mantenha dentro dos limites previstos nas normas, e por outro ainda, em função dessa mesma qualidade, assegurar os meios e as medidas necessárias para garantir a filtração adequada e a protecção dos equipamentos de rega contra a corrosão.
Neste módulo analisar-se-ão os principais problemas da salinidade do solo e da qualidade da água de rega, nomeadamente a sua influência no controlo da salinidade, e como principal veículo causador do entupimento dos gotejadores na rega localizada, corrosão, corrosão e incrustação das tubagens, toxicidade específica de alguns iões, etc.
OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO
Conhecer a influência que a salinidade do solo tem na produção das culturas.
Conhecer e perceber os aspetos hidráulicos, mecânicos, químicos e agronómicos associados à gestão da salinidade dos solos.
Conhecer e perceber a influência que a qualidade da água de rega pode ter na salinidade do solo, no entupimento dos emissores, na degradação das condições de infiltração dos solos e na corrosão dos equipamentos.
Conhecer os parâmetros que devem caraterizar a qualidade da água de rega e aprender a manusear estes dados de forma a poder estabelecer um programa de correção da qualidade da água tendo em vista mitigar os impactes referidos no parágrafo anterior.
Conhecer os problemas relacionados com a reutilização da água de rega e a utilização de efluentes domésticos.