Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 15 – MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE SISTEMAS DE REGA

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO A chave do sucesso para que se alcancem os objectivos de …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

A chave do sucesso para que se alcancem os objectivos de qualquer projeto de rega – maximização da rendibilidade dos fatores de produção água/fertilizantes – reside numa Gestão, Exploração e Manutenção adequada do sistema de rega. Não basta ter um bom projeto, se ele não for adequadamente gerido e mantido.

A manutenção e conservação estão relacionadas com a conservação do sistema de rega, de forma que ele possa executar corretamente as tarefas para o qual foi concebido com elevada uniformidade e eficiência.

A manutenção essencialmente protege o investimento realizado permitindo obter a duração máxima dos componentes do investimento e suporá um menor custo associado às reparações, substituição de componentes, etc.

Os entupimentos, principalmente na rega localizada, constituiem um dos problemas mais importantes e sérios. Podem produzir-se nos elementos com secções de passagem a água muito reduzidas, principalmente emissores e filtros, e o tratamento mais eficaz e barato é a prevenção. Portanto, um dos objetivos da manutenção das instalações é prevenir os entupimentos de tipo físico, químico ou biológico, o que se desenvolverá neste módulo.

As operações de manutenção consistirão basicamente na revisão dos equipamentos antes da campanha de rega e a revisão e avaliacão de todos os componentes durante e depois de cada uma. Na manutenção incluir-se-ão os eqipamentos de filtração, os controladores e sensores automáticos, medidores volumétricos, válvulas e reguladores de pressão, os componentes da rede de rega, os emisores, as estações de bombagem.

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer caraterísticas gerais dos sistemas de rega

Conhecer os procedimentos para explorar os sistemas de rega, nomeadamente o que precisa conhecer: antes de ligar o sistema de rega, no início do funcionamento e para parar o sistema de rega.

Conhecer, perceber e manusear os procedimentos para assegurar a revisão e limpeza do sistema de rega, substituição de componentes danificadas ou em fim de vida.

Ter capacidade para a elaboração de um Plano de Manutenção ajustado à dimensão e complexidade do sistema de rega.

 

 

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days