Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 13 – AUTOMATIZAÇÃO

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO Automatização é um sistema automático de controlo pelo qual os mecanismos …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

Automatização é um sistema automático de controlo pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efectuando medições e introduzindo correcções, sem a necessidade da interferência do homem, ou seja, é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo, neste caso, na rega, com a finalidade de torná-lo mais eficiente com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança diminuir os custos e aumentar a velocidade do processo.

O grau de automatização dependerá dos objectivos do gestor da rega, do grau de rigor exigido na gestão e controlo do sistema de rega, da dimensão da área a regar, da qualificação profissional dos técnicos encarregados da gestão do sistema de rega, da existência de um serviço técnico que dê apoio à resolução dos problemas que surjam e, em suma, de um estudo técnico-económico adaptado às condições específicas de cada exploração agrícola, e finalmente, do orçamento disponível.

A automatização depende dos automatismos (dispositivos) que executam, sem a intervenção humana, um conjunto de tarefas de um processo, para os quais estão programados.

Os automatismos poderão ser actuados de uma forma mecânica, eléctrica, electrónica, hidráulica, ou pneumática, dependendo do tipo de força usada para o seu funcionamento.

Telecontrolo é processo através da qual se possibilita o conhecimento e a gestão de determinados parâmetros e sinais mensuráveis numa rede de rega equipada com sensores e, de um modo remoto, através de um sistema de comunicações, se possibilita a gestão e a operação de actuadores, num dado momento, através de uma programação previamente concebida.

Este módulo pretende descrever alguns dos conceitos mais correntes, bem como expor as características mais importantes dos principais equipamentos, configurações dos sistemas, e sua aplicação nas diversas componentes de um sitema de rega.

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer os conceitos relacionados com a automatização e telecontrolo dos sistemas de rega.

Conhecer e relacionar entre si os diversos componentes dum sistema de automatização e telecontrol.

Conhecer e perceber o funcionamento dos diferentes tipos de equipamentos usados na automatização de um sistema de rega que poderão ser usados em função grau de automatização e do tipo de sistema de rega que se pretende usar.

Conhecer, perceber e manusear os critérios de programação usados na automatização das diversas componentes dos diferentes sistemas de rega.

Conhecer e perceber as caraterísticas, níveis e configurações, bem como os sistemas de apoio e gestão associados a um sistema de telecontrolo

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days