Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 12 – FERTIRREGA

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO A fertirrega é um procedimento com o qual se aplicam fertilizantes …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

A fertirrega é um procedimento com o qual se aplicam fertilizantes através da agua de rega.

Dependente do sistema de rega, os agroquímicos podem ser aplicados directamente na zona radicular (rega subterrânea), junto da zona radicular (rega localizada, ou de superfície), na parte aérea da planta (rega por aspersão), ou em ambas.

Com esta acção, possibilita-se fazer a aplicação de uma forma mais eficiente e uniforme, mais facilmente assimilável, e simultaneamente, evitar as operações que, de outra forma, teriam que ser realizadas por métodos clássicos.

A aplicação desta técnica implica a recolha de elementos auxiliares, tais como, análises de solo, água e plantas, de forma a melhor estabelecer um sistema integrado de nutrição vegetal.

Complementarmente à adição de agroquímicos à água de rega, poderá ser necessário adicionar outros produtos químicos com a finalidade da prevenção do crescimento de algas, ou no controlo dos precipitados químicos que poderão levar ao entupimento dos emissores de rega.

Este módulo pretende descrever alguns dos conceitos mais correntes, bem como expor las características mais importantes dos principais equipamentos e normas de segurança usados neste tipo de técnicas.

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer os conceitos relacionados com a fertilização através da água de rega.

Conhecer e relacionar entre si os diversos factores que condicionam a escolha dos fertilizantes no que ao seu uso através da água de rega diz respeito.

Conhecer e perceber o funcionamento dos diferentes tipos de equipamentos de injeção de fertilizantes na rede de rega que poderão ser usados em função da qualidade da água pretendida em relação ao tipo de sistema de rega que se pretende usar.

Conhecer, perceber e manusear os critérios de programação e cálculo das taxas de injeção em função das necessidades de fertilização.

Conhecer as normas de segurança associadas ao uso e manuseamento de produtos potencialmente poluentes

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days