Cursos Técnicas de Regadio

CAPÍTULO 10.4 – REGA LOCALIZADA

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO Este Capítulo, começará por definir o conceito de rega localizada fazendo …

1 STUDENTS ENROLLED
  • Profile photo of Isaurindo Oliveira

CONTEXTO E SENTIDO DA MATÉRIA NO PERFIL DO CURSO

Este Capítulo, começará por definir o conceito de rega localizada fazendo a comparação com a rega por gravidade e aspersão com o sentido de facilitar a assimilação dos conceitos, fazendo posteriormente a descrição das variantes de rega localizada, nomeadamente a rega por microaspersão e subterrânea. Tendo em conta a especificidade deste tipo de rega, serão analisados o funcionamento dos diversos tipos de emissores usados, e os critérios de seleção dos mesmos. Ao nível do dimensionamento, será abordada a metodologia que possibilitará o planeamento e definição das condições de partida e posteriormente o dimensionamento hidráulico da rede. Serão ainda abordados de forma breve as questões da programação da rega, filtragem, fertirrega, automatização e amnutenção e conservação), como introdução aos capitulos específicos sobre estas matérias (Cap.11, 12 e 13) A par do manuseamento da metodologia de uma forma manual, será ainda analisada a sua aplicação através da manipulação de modelos de computador disponíveis.

OBJETIVO/OS DO CAPÍTULO

Conhecer as características da rega localizada, os principais componentes deste tipo de instalações, e descever os processos de distribuição e aplicação da água no solo.

Conhecer e manusear os diferentes tipos de emissores e a forma de aplicação da água com o objetivo de aumentar a uniformidade e a a eficiência de rega.

Conhecer e manusear a metodologia de dimensionamento de forma a determinar os caudais e pressões nos diversos pontos sensíveis da rede.

Utilizar a metodologia de dimensionamento que permita determinar o diâmetro dos laterias, secundárias e primária que permitam otimizar a uniformidade da rega em toda a rede

PRIVATE COURSE
  • PRIVATE
  • 1 week, 3 days